Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

Pesquisa



LINHAS DE PESQUISA

TESES DEFENDIDAS

AGENDA DE DEFESAS



Eventos


Calendário Acadêmico 2017/1


TESES DEFENDIDAS

2014

Letramento multissemiótico por meio do infográfico : um estudo de caso com alunas do Programa Mulheres Mil

SCALA - Sistema de comunicação alternativa para processos de inclusão em autismo: uma proposta integrada de desenvolvimento em contextos para aplicações móveis e web

Objetos de Aprendizagem Multimídia Interativos no Aprimoramento da Capacidade de Leitura e Escrita

ConstruMed : metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico

Quando o computador se torna atelier de criação artística. Liana Timm : vida de artista e artista da vida

2013

Construção de uma arquitetura pedagógica para cyberseniors : desvelando o potencial inclusivo da educação a distância

Construção de um modelo para o uso de simuladores na implementação de métodos ativos de aprendizagem nas escolas de medicina

Integração de ambiente virtual de aprendizagem com repositório digital

Mineração textual e produção de fanfictions : processos desencadeadores de oportunidades de letramento no ensino de língua estrangeira

Interconexões entre a complexidade e o fazer docente : formação continuada e tecnologias digitais em educação a distância

Ensino de algoritmos : detecção do estado afetivo de frustração para apoio ao processo de aprendizagem

A inclusão da instituição escola na cultura digital e a construção de novos paradigmas a partir da iniciação científica na educação básica

Entre surdezes e cegueiras, fastasmas e lobismomens : trajetos e devires de um cinema em uma educação de adultos

Planejamento de carreira : estudo exploratório na modalidade a distância

M-ROAMIN : um modelo para representação de objetos de aprendizagem multimodais interativos

2012

Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela produção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online

Espaço de aprendizagem digital da matemática : o aprender a aprender por cooperação

Modelo de referencia para sistemas educacionais adaptativos inteligentes suportados por objetos de aprendizagem

O processo de construção do conhecimento de algoritmos com o uso de dispositivos móveis considerando estilos preferenciais de aprendizagem

Tecnologias digitais e a mudança de paradigma na educação : a aprendizagem ativa dos educadores como favorecedora de diferenciação e sustentação da mudança

Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul

Educação em saúde para trabalhadores em ambiente virtual de aprendizagem com foco nos pressupostos teóricos de Leininger

Estratégias de mediação para o ensino de matemática com objetos de aprendizagem acessiveis : um estudo de caso com alunos com deficiencia visual

Visualização computacional como apoio à identificação do interesse do aluno em ambientes de EAD

Presença plus : modelo de identificação de presença social em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem

Desnaturar desmundos : a imagem e a tecnologia para além do exílio no humano

Uso de tecnologias de informação e comunicação por adultos de idade avançada : considerações na área educacional

Proeja : a experiência de um grupo virtual como forma de inserção digital

E-mediation : mapeamento de indícios de mediação por meio de um sistema de mineração de textos

Ferramenta acessível para produção multimídia : estudo e avaliação com usuários com necessidades especiais

Formação de conceitos científicos mediada por recursos computacionais : estudo de caso aplicado à termodinâmica

Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria

2011

Os impactos do uso das tecnologias da informação e comunicação durante a ressocialização de sujeitos adictos em álcool e drogas em vulnerabilidade social através da qualificação para o trabalho

Sistema Diálogos : por uma experiência museológica dialógica em realidade aumentada

Mecatas : um modelo para o ensino-aprendizagem de engenharia de controle e automação baseado na teoria da aprendizagem significativa

Percursos metodológicos à complexidade em ambientes de aprendizagem em rede : Uma proposta pela Rede de Saberes Coletivos (ReSa) em curso de Administração Porto Alegre 2011

Ferramentas de gerência de projetos como recurso de aprendizagem

Aprimoramento das habilidades cognitivas de resolução de problemas com o apoio de um agente conversacional

Uso de técnicas de realidade aumentada no processo de ensino–aprendizagem de eletromagnetismo

Tecnologias na prática docente de professores de matemática : formação continuada com apoio de uma rede social na internet



Ver mais Teses




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs