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02/12/2016

Defesa de Tese de LUCIANE DA COSTA CUERVO

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Data: 13 de dezembro de 2016 (terça-feira)

Horário: 09h

Local: Sala 329 - Auditório do PPGIE/CINTED

Orientador: Prof. Dr. Eliseo Berni Reategui

Coorientadora: Profª. Drª. Leda de Albuquerque Maffioletti

BANCA EXAMINADORA:

Profª. Drª. Cleci Maraschin (PPGIE/UFRGS)

Prof. Dr. Crediné Silva de Menezes (Faced/UFRGS)

Profª. Drª. Cláudia Ribeiro Bellochio (UFSM)

Prof. Dr. Daniel Marcondes Gohn (UFSCAR)

Projeto: "MUSICALIDADE DA PERFORMANCE NA CULTURA DIGITAL: ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR"

Resumo: A presente tese consiste num estudo descritivo-exploratório quali-quantitativo de caráter interdisciplinar, que busca compreender de que modo a cultura digital influencia a prática musical, quais recursos são utilizados e que funções desempenha no estudo da performance musical. Apoiada na crença teórica de que os avanços na performance e a concepção de diferentes estratégias de aprendizagem musical mediadas pelas tecnologias podem ser atribuídas ao nível de inserção dos sujeitos na cultura digital do seu contexto sociocultural, a investigação orienta-se pela seguinte questão: De que modo a cultura digital afeta a performance musical? Participaram da pesquisa 50 sujeitos maiores de idade, sendo estes estudantes, amadores ou profissionais da área da música. A metodologia envolve o emprego de dois instrumentos básicos de coleta: 1) aplicação de um questionário online e 2) aprofundamento de questões específicas a partir de entrevistas com cinco músicos profissionais experientes. Como procedimentos complementares, foram realizadas revisões sistemáticas sobre o emprego de softwares em processos educativo-musicais de performance e sobre o termo amusia. Os resultados mostraram acentuada influência da cultura digital, notadamente por meio da utilização de softwares de confecção e arquivamento de partituras e de edição de áudio, de aplicativos de gravação e de manutenção de afinação e de andamento no âmbito da preparação da execução musical. Na performance ao vivo, são empregados softwares de leitura de partitura digitalizada e de gravação da apresentação para posterior divulgação. Constatou-se que a Internet se configura como meio de estudo, difusão e compartilhamento da produção musical. A seleção de repertório é fortemente influenciada pelas possibilidades de ouvir e baixar as músicas preferidas, desempenhando papel importante na motivação que impulsiona e dá sentido às práticas musicais dos estudantes, amadores e profissionais, com repercussões positivas no desenvolvimento da musicalidade. Foi encontrada predominância de maior utilização de novas tecnologias digitais entre músicos dedicados à música popular e do gênero masculino. A cultura digital presente nas práticas musicais dos sujeitos desta pesquisa mostrou ser capaz de transformar os modos de aprender e de se relacionar com a música. Os reflexos da presença marcante da cultura digital nas práticas musicais também foram constatados no campo da educação musical, em processos de aprendizagem e autoaprendizagem formais e informais. Nesse contexto, a cultura digital se faz presente desde o planejamento pedagógico, na pesquisa de materiais, no implemento de recursos tecnológicos como aplicativos de apoio ao estudo e à execução, até a gravação das aulas e difusão da performance dos sujeitos em situação de autoaprendizagem. Os achados do presente estudo mostram que a Educação Musical e a performance musical podem contar com o apoio de recursos tecnológicos específicos que mobilizam de modo autônomo as aprendizagens essenciais de planejamento, concepção, estudo, ensaio e registro do desempenho musical dos músicos.

Palavras-chave: novas tecnologias digitais, informática educativa, softwares e aplicativos de música, cognição musical, amusia.




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