Início Institucional Pesquisa Membros Disciplinas Seleção Contato

30/11/2016

Defesa de Proposta de Tese de GUEDES ANTÓNIO CAETANO

A-   A  A+

Data: 05 de dezembro de 2016 (segunda-feira)

Horário: 10hs

Local: Sala 329 - Auditório do PPGIE/CINTEDOrientador: Prof. Dr. Milton Antonio ZaroBanca Examinadora:

Prof. Dr. Eliseo Berni Reategui (PPGIE/UFRGS)

Prof. Dr. Fernando Schnaid (Faced/UFRGS)

Prof. Dr. Felisberto Felix Singo (UP - Moçambique)

Projeto: "USO DO LIVRO INTERATIVO MULTIMÍDIA NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PRIMÁRIA EM MOÇAMBIQUE: IMPACTO NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DA 7ª CLASSE"

RESUMO: O presente projeto de tese tem como objetivo comparar o desempenho dos alunos que usam o Livro Interativo Multimídia com os alunos que não usam na aprendizagem da matemática da 7ª classe em uma escola primária de Moçambique. Para o efeito foram criadas duas hipótese sendo a hipótese nula O uso do livro interativo Multimídia na aprendizagem de matemática não melhora o desempenho dos alunos e a hipótese alternativa o uso do livro interativo Multimídia na aprendizagem de matemática melhora o desempenho dos alunos. O objeto de aprendizagem foi desenvolvido a partir da ferramenta Web gratuita EdiLim. O estudo decorreu num total de vinte horas e participaram do estudo 20 alunos com idades compreendidas entre 11 e 17 anos. Durante o estudo o pesquisador utilizou um diário de bordo para anotar situações espontâneas e não previstas que decorreram. Dado o fato de que a aprendizagem depende de muitos fatores recorreu-se ao método clínico - provas operatórias de conservação de número, líquido e comprimento para aferir o estádio de desenvolvimento cognitivo dos participantes. Para comparar o desempenho dos alunos recorreu-se a uma pesquisa experimental utilizando-se o plano com grupo de controle, mas onde se utiliza apenas o pós-teste. Para validar as hipóteses recorreu-se ao teste t de student que se aponta como sendo o mais adequado para amostras pequenas. Apesar dos alunos terem gostado da experiência obtida, verifica-se que através da análise do teste t que o desempenho do grupo experimental não é significativamente maior para se poder aferir que o fator experimental, o livro interativo Multimídia, melhorou o desempenho dos alunos na aprendizagem de matemática. Provavelmente, a razão do grupo experimental não ter obtido uma média significativamente maior em relação ao grupo de controle deve-se ao fato da amostra implementada no estudo não ter sido significativamente maior ou a forma como o objeto de aprendizagem foi implementado não ter criado um impacto significativo na forma de pensar em matemática utilizando computador. Outro fator que provavelmente pode ter afetado a significância da média pode ter sido o tempo reduzido em que o experimento decorreu. Pretende-se dar seguimento a este estudo através de ações futuras, refazendo o experimento com uma amostra mais representativa em um tempo mais longo-um semestre.

Palavras-chaves: Livro Interativo Multimídia; Desempenho; Objeto de Aprendizagem; EdiLim; Método-Clínico; Pesquisa Experimental; Teste-t.




NotíciasFeeds
Edital Seleção 2017/2: AGUARDE!

Calendário Acadêmico 2017/1

I WEBINÁRIO - Panorama das pesquisas em Computação Afetiva aplicada à educação no Brasil

Defesa de Proposta de Tese de CACILDA RAFAEL NHANISSE

Defesa de Tese de LUCIANE DA COSTA CUERVO

Conversa com o Prof. Dr. André Fernando Uebe Mansur

Defesa de Proposta de Tese de GUEDES ANTÓNIO CAETANO

Resultado da Eleição 2017-2018

Defesa de Tese de CRISTINA MARIA PESCADOR

Defesa de Tese de FRANCISCA KEYLE DE FREITAS VALE MONTEIRO

Defesa de Proposta de Tese de ANTONIO MANJATE JUNIOR

Defesa de Proposta de Tese de RODOLFO CIPRIANO JOÃO SALGADO

Defesa de Proposta de Tese de ARLETE MARIA VILANCULOS FERRÃO

Defesa de Tese de MAIRA TERESA GONÇALVES ROCHA

Defesa de Proposta de Tese de LEANDRO ROSNIAK TIBOLA

Especialização em Direito do Consumidor e Direitos Fundamentais oferece vagas

RU - Centro estará fechado para o jantar hoje, dia 24

Música em Pessoa recebe Pedro Dom

80 anos de Moacyr Scliar são lembrados pela Rádio da Universidade

Salão de Atos sedia fórum estadual das secretarias municipais de Educação

Instituto de Física promove série de atividades alternativas ao trote

Embaixadora do Senegal visita a UFRGS

Estudo aborda o proibicionismo das drogas como uma política de criminalização social

PRAE divulga os editais para o programa de benefícios e de moradia estudantil

Divisão de Alimentação atualiza informações sobre restaurantes universitários

UFRGS divulga lista de calouros aptos à matrícula presencial desta sexta, dia 24

Edital oferece vaga de pós-doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais

UFRGS vai mapear áreas de excelência em pesquisa de 35 universidades

Educação Fiscal e Cidadania é tema de curso de extensão

Palestra "Inovação para todos" ocorre no início de abril




Início |  Institucional |  Pesquisa |  Membros |  Disciplinas |  Seleção |  Contato


Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Paulo Gama, 110 - prédio 12105 - 3º andar sala 332
90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil
Fone/Fax: (0xx51) 3308-3986
secretaria@pgie.ufrgs.br
Twitter: @pgieufrgs